PortoPostDoc

Cinema Falado e a diversidade de uma língua

por Porto/Post/Doc / 16 11 2019


Desde a sua primeira edição, o Porto/Post/Doc aposta na exibição de filmes portugueses contemporâneos, promovendo e valorizando o cinema português ou, melhor dizendo, o cinema falado em português.

Esta secção não-competitiva do festival pretende, por um lado, ser uma montra das produções recentes de língua portuguesa, e, por outro lado, divulgar a cultura múltipla das comunidades lusófonas contemporâneas, integrando vários formatos de filmes, das curtas às longas-metragens, tudo isto no contexto internacional do festival. Entre a Galiza e Figueira das Naus, numa edição dedicada a questionar as identidades, o Cinema Falado coloca as periferias ao centro, problematizando os limites da própria língua.

A secção estará em destaque logo no dia de abertura com a exibição de "Viveiro", de Pedro Filipe Marques, "Ave Rara", de Vasco Saltão,"Raposa", de Leonor Noivo, e "Sério Fernandes - O Mestre da Escola do Porto", de Rui Garrido. Todas as sessões contarão com a presença dos realizadores. A programação prossegue durante a semana com a projecção de "Panorama - No Porto de Leixões", de Renata Sancho, "The Unexposed", de Ana Marta Dias, "Sol Negro", de Maureen Fazendeiro e "A Table for One", de Carlos Lobo.

Na quinta-feira, dia 28 de Novembro, a obra de Pedro Costa estará em destaque, com a exibição de "Sacavém", de Júlio Alves, documentário em torno dos filmes do realizado, e "Vitalina Varela", do próprio. 

Neste contexto, serão ainda exibidos "Outside The Oranges Are Blooming" (projecto que venceu o prémio Arché Porto 2017), de Nevena Desivojevic, e "Longa Noite", de Eloy Enciso.

O Porto/Post/Doc decorre entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro, em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel e Planetário do Porto).

A edição de 2019 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) - Ministério da Cultura, CVRVV - Vinho Verde, e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →