PortoPostDoc

Cinema português em festivais internacionais

por Porto/Post/Doc / 04 09 2019


"A Herdade", de Tiago Guedes, e "Cães que ladram aos pássaros", de Leonor Teles, são os dois filmes portugueses a marcar presença na 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza. "Vitalina Varela", de Pedro Costa, confirmado em vários festivais.

A longa-metragem de Tiago Guedes, protagonizado por Albano Jerónimo, integra a competição oficial do festival, cujo júri é presidido pela realizadora Lucrecia Martel. "A Herdade" será também exibida no TIFF - Festival Internacional de Cinema de Toronto. O festival que começa amanhã exibirá ainda os filmes portugueses "A Mordida", de Pedro Neves Marques e "Sol Negro", de Maureen Fazendeiro.

Já a secção competitiva Orizzonti, do Festival de Veneza, integra a nova curta-metragem de Leonor Teles, intitulada "Cães que ladram aos pássaros". O filme acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária. A realizadora esteve na edição de 2018 do Porto/Post/Doc para uma sessão dedicada à indústria, realizada em parceria com o programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto. O Festival de Cinema de Veneza termina no dia 7 de Setembro.

Aclamado pela crítica nacional e internacional e vencedor de vários prémios em Locarno, incluindo o Leopardo de Ouro, "Vitalina Varela", de Pedro Costa, já tem exibição marcada para vários festivais de cinema, entre os quais, TIFF - Festival Internacional de Cinema de Toronto, NYFF - Festival de Cinema de Nova Iorque, BFI - London Film Festival e Viennale, em Veneza. Além disso, o filme já garantiu distribuição comercial em vários países, inclusive Portugal. Em 2015, o Porto/Post/Doc exibiu a longa-metragem precedente do realizador, "Cavalo Dinheiro", no âmbito do programa regular Há Filmes na Baixa!.

Também oriundo de Locarno, "Prazer, Camaradas!", de José Filipe Costa será exibido no BFI - London Film Festival, que decorre de 2 a 13 de Outubro.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →