Inscrições abertas para laboratório de cinema Arché no Porto

por Porto/Post/Doc / 24 09 2018


Laboratório de cinema Arché, destinado a jovens profissionais do cinema, regressa ao Porto para uma segunda edição em parceria renovada entre o Porto/Post/Doc e o Doclisboa.

As candidaturas para a segunda edição do Arché no Porto encontram-se abertas entre 24 de Setembro e 17 de Outubro. O Arché é um laboratório profissional com vista ao desenvolvimento de um filme e dirige-se a projectos nas mais variadas fases de produção. A 2ª edição do Arché no Porto acontece entre 27 de Novembro e 1 de Dezembro, no âmbito do festival Porto/Post/Doc.

Nesta edição, Luciano Rigolini, produtor suíço, será o coordenador da oficina de desenvolvimento de projecto. Além desta oficina, o Arché incluirá ainda a apresentação pública dos projectos desenvolvidos a profissionais da indústria cinematográfica.

Podem concorrer ao Arché realizadores e produtores oriundos de Portugal, ou de qualquer outro país de língua oficial portuguesa, Espanha e países da América Latina. O responsável do projecto vencedor será premiado com uma residência artística, atribuída por um júri especializado.

A renovação da parceria entre o Porto/Post/Doc e o Doclisboa tem como objectivos, por um lado, ampliar e incentivar as redes de criação, de diálogo e de colaboração, e, por outro, aproximar o laboratório a contextos descentralizados, especificamente na região norte do país e da Galiza, procurando um Arché mais forte e em movimento.

O regulamento do laboratório pode ser consultado aqui. Para mais informações contactar arche@doclisboa.org.

SOBRE O TUTOR

Luciano Rigolini é produtor independente e vive em Paris desde 1995. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos. Actualmente também lecciona na Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona.

 


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →