PortoPostDoc

Cinema em português na rentrée do Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 01 09 2018


O cinema falado em português estará em destaque na rentrée do Há Filmes na Baixa!, que contará com duas sessões de cinema. Na primeira, serão projectadas cinco curtas-metragens portuguesas muito recentes, numa sessão em parceria com o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. Na segunda, terminaremos a parceria com o DocLisboa e a iniciativa 6.doc, mostrando o premiado documentário "Martírio", de Vincent Carelli.

A 12 de Setembro, o Cinema Passos Manuel acolherá uma sessão de curtas-metragens nacionais, apresentando um pouco da diversidade da recente produção portuguesa, com cincos filmes de estreia muito recente. Dois deles: “Aquaparque”, de Ana Moreira, e “A Ver o Mar”, de André Puertas e Ana Oliveira, venceram prémios importantes no último Curtas Vila do Conde (Prémio Melhor Realizador Português/Prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia e Prémio de Realização Take One!, respetivamente).

No dia 19, o Há Filmes na Baixa! acolhe a última sessão do 6.doc, programação estabelecida em parceria com o Doclisboa. "Martírio", de Vincent Carelli, retrata as forças de repressão instauradas por fazendeiros e latifundiários sobre o grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil. 

Ciclo de Setembro

22h, Cinema Passos Manuel

12 de Setembro
Curtas Portuguesas
(parceria com o Curtas Vila do Conde)
Com a presença dos realizadores.
Total da sessão: 91'

Aquaparque, de Ana Moreira
A Ver o Mar, de Ana Oliveira e André Puertas
Declive, de Eduardo Brito
Água Forte, de Mónica Baptista 
Anteu,
de João Vladimiro

19 de Setembro
Martírio, de Vincent Carelli
2016, BRA, 162’
Inserido no programa 6.doc (parceria com Doclisboa)

A grande marcha de reconquista dos territórios sagrados dos guarani kaiowá, desde o nascimento do movimento na década de 1980: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos frente ao poderoso aparato do agronegócio.

 


Tags: /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →