PortoPostDoc

Porto/Post/Doc regressa de 24 de Novembro a 2 de Dezembro

por Porto/Post/Doc / 04 07 2018


O Porto/Post/Doc já tem regresso marcado. A quinta edição do festival portuense dedicado ao cinema do real acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, voltando a ocupar Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Planetário do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes - UCP.

O festival apresentará uma retrospectiva integral da obra de António Reis e Margarida Cordeiro, apresentando uma versão restaurada e digitalizada de uma obra maior do cinema português: “Trás-os-Montes”. Dedicado ao tema Ficções do Real, o seminário Fórum do Real incluirá ainda um painel exclusivamente dedicado à obra da dupla de cineastas. “Rever Reis e Cordeiro”. Nesta edição, o fórum propõe um debate em torno dos cruzamentos entre os registos da ficção e do documental. O Porto/Post/Doc promove também um workshop orientado pela investigadora e realizadora britânica Laura Mulvey. Com inscrições até ao final de Setembro, o workshop teórico com duração de três dias (27, 28 e 29 de Novembro) terá como foco principal as questões de género no cinema, estudadas por Mulvey há já vários anos.

A par da programação, o Porto/Post/Doc apresenta também a identidade gráfica para esta edição, que terá por base a ideia de invasão. Não a que decorre da ocupação territorial, numa lógica de afirmação de poder, mas antes como expressão e reflexo de um quotidiano feito de paradoxos em que involuntariamente, mas também como consequência de acções voluntárias, se é invadido por imagens, clickbaits, por notícias verdadeiras que se têm como falsas, ou notícias falsas que se têm como verdadeiras. A imagem gráfica do festival é assinada pelo Studio Dobra e pretende retomar uma outra ideia do escritor Victor Hugo: é mais fácil resistir à invasão de um exército do que à invasão de uma ideia.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →