PortoPostDoc

FILMar 2022

Depois de, no ano passado, o Porto/Post/Doc ter exibido, na sua sessão de abertura, o cine-concerto de Maria do Mar (musicado ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa), no âmbito do projeto FILMar, este ano a parceria repete-se. João Mendes e Leitão de Barros foram dois dos mais prolíficos cineastas do regime salazarista, tendo o primeiro assinado dezenas de curtas-metragens institucionais. Com o patrocínio da Comissão Executiva do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, o Estado Novo financiou diversas atividades culturais que visavam promover uma imagem mitológica do navegador português, entre eles estes dois títulos. Filmados num formato raro no panorama do cinema feito em Portugal (o scope) e em cores exuberantes, estes filmes procuram promover uma imagem épica da nacionalidade, da sua história, paisagem e gentes.

A exibição destas duas curtas-metragens será seguida de uma intervenção do historiador Vítor Barros, numa aula em sala de cinema onde se propõe rever criticamente o cinema fascista de então e a sua ideologia marítima, para combater os seus ecos contemporâneos.

Esta sessão decorre no âmbito do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, com o apoio do Mecanismo de Financiamento Europeu EEAGrants 2020-2024. Os filmes serão apresentados em novas cópias digitais produzidas pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema no âmbito do projeto FILMar – Digitalização do património cinematográfico.