PortoPostDoc

Circuito Artístico

Circuito Artístico · Circuito Artístico

0, , 240'


180 Media Lab

20 Nov 2021 · Vários Locais · 15H00


Englobando 6 espaços da cidade (Passos Manuel, Galeria Ocupa, The Cave Photography, Selina Porto, Garagem 180 e Atelier Sérgio Rebelo/Matéria‐Prima), este roteiro implementará uma seleção de narrativas experimentais e cinematográficas. A mostra integra, entre outros, propostas dos berru, da dupla Pedro Maia e Joana da Conceição e uma selecção de obras de artistas da bienal the wrong curada por David Quiles Guilló. A inauguração decorrerá na tarde de dia 20 e contará com a participação dos artistas e curador para uma apresentação e conversa sobre os seus trabalhos.

PROGRAMA
Sábado, 20 novembro, 15h00 às 19h00

the wrong
Desde 2013 que a cultura digital é celebrada por the wrong, um esforço colaborativo que aproveita o potencial da Internet, moldando-se como uma bienal de arte global descentralizada e um canal de televisão aberto à participação, acontecendo tanto online como offline.No 180 Media Lab, the wrong apresenta uma seleção de narrativas experimentais e cinematográficas com a curadoria de David Quiles Guilló em diferentes locais da cidade do Porto. As exposições digitais serão exibidas numa digressão artística por pontos culturais da cidade como Passos Manuel, Galeria Ocupa, The Cave Photography e Selina Porto. A partir do dia 20 de Novembro, as exposições ocuparão estes espaços todos os dias do 180 Media Lab, até 27 de Novembro.

Inaugurações
15h00 . Quentin Smirhes na Galeria Ocupa
16h00 . Nuits Blanches no Passos Manuel
16h00 . Karen Barad & Blanca Rego no Passos Manuel
17h30 . Lolo y Sosaku na The Cave Photography
18h30 . A. Bill Miller na Selina Porto

berru - Electromagnetic Interference System na Garagem 180
O Coletivo Berru apresenta a instalação Electromagnetic Interference System (2021). Iteração de um sistema composto por um ecrã, um sensor e um conversor. O sistema está num feedback loop e em equilíbrio dinâmico, gerado ao rejeitar interferências eletromagnéticas como vídeo no funcionamento de cada ecrã. O som deste comportamento é visível no objeto e amplificado no espaço.
Electromagnetic Interference System será apresentada na Garagem 180 (Rua Miguel Bombarda, 425, Porto) no dia 20 de Novembro pelas 19h e estará patente até 27 de Novembro.

Pedro Maia & Joana da Conceição no Atelier Sérgio Rebelo/Matéria Prima
No 180 Media Lab, Pedro Maia apresenta a sua obra Variations on Negative Space (2021), onde conta com o filme analógico de 16mm como ponto de partida. O cineasta abre as possibilidades de materialidade e forma do próprio meio. Em Variations on Negative Space somos confrontados com uma obra que nos faz questionar: O que estamos a ver é uma imagem gerada por computador? Uma pintura? Um filme experimental? Enquanto o termo "variation/variação" se refere a improvisação, interpretação e acaso, o "negative space/espaço negativo" refere-se ao que não está lá, ao que se esconde nas entrelinhas.
Esta performance, sonorizada por Joana da Conceição, será inaugurada a 20 de Novembro pelas 19h no Atelier Sérgio Rebelo e estará aberta ao público até 27 de Novembro