PortoPostDoc

Apresentação Arché

Apresentação Arché · Arché Presentation

2021, PT, 90', M12


Indústria

25 Nov 2021 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 14H30


ComprarOnline

O festival apresenta a 5ª edição da oficina de desenvolvimento Arché, em colaboração com o DocLisboa. Para a oficina, foram selecionados quatro participantes com projetos em diferentes fases de produção. Realizadores e produtores têm a oportunidade de trabalhar com um tutor para o aprofundamento temático e a reflexão sobre as estratégias a implementar no filme. O programa integra ainda uma sessão de pitching para profissionais de cinema presentes no festival.

Tutoria: Sergio Oksman

Sergio Oksman (São Paulo, Brasil. 1970) vive em Madrid desde 1998, trabalhando como realizador, produtor e professor de cinema. A sua filmografia íntegra títulos como A esteticista (2004), Goodbye, America (2006), O futebol (2015), e Querido Fotogramas (2018). Nas curtas metragens destaque para A Story for the Modlins (2012), vencedor de um Goya para melhor curta-metragem. Os seus filmes têm recebido vários prémios em diversos festivais pelo mundo, tendo a sua obra sido alvo de retrospectivas no 798 Art Zone (Pequim, 2012), Alcances (Cádiz, 2014), Festival dei Popoli (Florença, 2016) e no Instituto Moreira Salles (São Paulo e Rio de Janeiro, 2018). É coordenador da especialidade de Cinema Documental na ECAM, professor da EQZE e membro do Comité de Especialistas de Ikusmira Berriak desde 2016. 

Projetos selecionados
À Procura Da Estrela, de Carlos Martínez-Peñalver Mas (Espanha)
Calada, de Adan Aliaga (Portugal, Espanha)
Cielos Rojos, de Marina Thomé (Brasil, Chile)
Sociedade Anónima, de Vanessa Rodrigues (Portugal)

O Arché no Porto/Post/Doc surge de uma colaboração iniciada em 2017 com a Apordoc - Associação pelo Documentário, que pretende proporcionar e descentralizar oportunidades para a discussão e trabalho em torno de novos filmes e ampliar as redes e espaços de colaboração.