PortoPostDoc

Arché Porto

Arché Porto · Arché Porto

2018, PRT,


Industry

01 Dez 2018 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 14H30


Pelo segundo ano consecutivo, o Porto/Post/Doc recebe o Arché, um laboratório de actividades profissionais realizado em parceria com Doclisboa. O Arché tem, assim, uma segunda edição no Porto, depois da sua edição em Lisboa. A Oficina, para projetos em distintas fases de desenvolvimento e produção, decorre 27 de Novembro e 1 de Dezembro, numa parceria entre os dois festivais, e terá a tutoria de Luciano Rigolini. Esta parceria tem como objectivo, por um lado, ampliar e incentivar redes de criação, de diálogo e de colaboração e, por outro, descentralizar e aproximar o laboratório a contextos fora de Lisboa, especificamente, da cidade do Porto e região norte do país. Desta oficina resultará um momento de apresentações dos projectos a profissionais de cinema. Um júri constituído por especialistas presentes no festival escolherá um dos projetos para receber um prémio. Participarão realizadores e produtores oriundos de Portugal, Espanha, países da América Latina e de língua oficial portuguesa, com projectos em quaisquer fases de desenvolvimento. O laboratório Arché é complementado com uma série de masterclasses e debates abertos ao público em geral.

Ter 27 a Sex 30 Hostel Selina
Apresentação para profissionais Sáb 1 Rivoli Auditório AIAC 14:30 

Sobre o tutor
Luciano Rigolini é produtor independente e vive em Paris desde 1995. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos. Actualmente também lecciona na Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona.

No contexto da realização do Arché, serão apresentadas três masterclasses públicas:
- Masterclass com Marco Amaral: Color Grading: princípios fundamentais da correção de cor com exemplos de aplicação práticas em filmes portugueses recentes.
- Masterclass com Matías Piñeiro: A Escrita de Argumento: efeitos narrativos e técnicas de narração no cinema contemporâneo.
- Masterclass com Tomás Baltazar: O Desenho do Tempo: abordagem ao efeito da montagem no cinema; a confluência de aspectos visuais, sonoros, figurativos e narrativos, ordenados num tempo.